Campinas, 14 de Outubro de 2008
Eco-energy, Ecoelce – uma oportunidade de desenvolvimento urbano e humano
sustentável – resíduos podem criar condições de mudanças culturais e de
cidadania.
O prêmio concedido pela ONU, World Business and Development Awards (Prêmio Empresas Globais e Desenvolvimento), foi entregue em Nova York, em 24-setembro/2008, pela Câmera do Comércio Internacional, pelo Fórum Internacional
de Líderes de Negócios e pelo PNUD.”
Este programa está em operação na concessionária Coelce, em produção efetiva desde abril de 2007, com resultados positivos de 3,3 mil toneladas de resíduos retiradas para reciclagem entre abril-2007 e agosto-2008. Este movimento foi
premiado pela Anprotec como melhor pôster em 2007, eleito entre os 20 projetos internacionais que comporão uma série televisiva patrocinada pelo
“Pacto Global das Nações Unidas” e melhor trabalho apresentado na sessão de meio ambiente no SENDI 2008 (Seminário Nacional de Energia Elétrica), entre outros prêmios empresariais aferidos a Concessionária do Ceará (Coelce).
Gestão do conhecimento, tecnologia e suporte à operação: KNBS
A COELCE (Companhia Energética do Ceará) empresa do grupo espanhol Endesa, em parceria com a KNBS Telecomunicações e Informática Ltda. vêm realizando desde 2006 o programa que está se mostrando um novo conceito de relacionamento com os seus consumidores, principalmente de baixa renda, mas facilitando também ações sociais e ambientais aos de maior poder aquisitivo. Este programa constitui um novo paradigma social e uma nova forma de tratamento e de pagamento das contas de energia elétrica da população.
O programa consiste basicamente na troca de lixo reciclável (ou resíduos) por créditos na conta de energia elétrica dos consumidores, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem.
O cenário para o sucesso deste novo conceito de relacionamento com o seu consumidor e com o meio ambiente consiste na existência de fatores típicos das grandes cidades do país. De um lado, há necessidade de organizar a coleta de material reciclável (realidade que se manifesta pela atenção que a economia informal vem dispensando a esta atividade, em que crescem cada vez mais o número, porte e presença de catadores de lixo). Por outro lado, existe o esforço que os consumidores realizam para o pagamento de contas e a Concessionária, para seu atendimento e controle de inadimplência, principalmente às faturas de pequenos valores.
O empreendimento tem por objetivo principal organizar um programa de coleta seletiva de resíduos sólidos com valor de mercado e através destes, contribuindo com a sua destinação, propiciar a liquidez das contas de energia da população, principalmente, mas não somente, de baixa renda.
O programa gera uma série de benefícios sociais na medida em que torna legítima e adequada uma rede de relacionamentos entre indivíduos e organizações garantindo todo o ciclo produtivo. De fato, é de fundamental importância a abordagem social do programa, que objetiva não apenas promover uma solução tecnológica, mas contribuir para uma mudança cultural e de atitudes no modo de vida da população, favorecendo o uso racional dos recursos naturais, melhorando as condições de higiene e, em última análise, colaborando com práticas de cidadania e sustentabilidade.
A organização do conhecimento, a tecnologia e suporte operacional deste programa está a cargo da empresa KNBS – Knowledge Networks & Business Solutions, que desenvolveu a estrutura de negócios e o sistema de controle, faturamento, administração, supervisão e auditoria para a sua operacionalização. A UNIFOR – Universidade de Fortaleza realizou a pesquisa inicial de caracterização da oportunidade de mercado e viabilizou as primeiras relações com as empresas de coleta e processamento de resíduos para o programa. A coelce, empresa do grupo Endesa, dentro de seu espaço operacional acreditou no potencial desta mudança social. Colocou energia e organizou o seu faturamento para os créditos, definiu estratégias locais e fomentou as mudanças educacionais e de valorização humana necessárias ao sucesso deste projeto e à sua manutenção.
Mais informações podem no site www.ecoelce.com.
Contatos diretos pelo e-mail: froes@knbs.com.br ou fone: (19) 3295 3314 ou (19) 9765 2751.