Pequenas e incubadas: elas também querem a certificação

30 de outubro de 2009


Duas empresas incubadas fazem parte do 2º Ciclo de Melhoria dos Processos de Software: a KNBS (Knowledge Networks & Business Solutions) – incubada do Softex – e a Kaffa – incubada do CIATEC (Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas), ambas de Campinas. Para o Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Produtos da KNBS, Carlos Alberto Fróes Lima, “o interesse é, além do desenvolvimento empresarial, colaborar para o fortalecimento da imagem do Softex como núcleo de qualidade e desenvolvimento de software”.

Há um ano e meio como incubada do Softex, a KNBS é uma das poucas com infra-estrutura tão enxuta. Segundo Fróes, a estrutura pequena e funcional está adequada, neste momento, ao atendimento dos mercados de Telecomunicações, Tecnologia da Informação, Internet e Sistemas de Conhecimento e, principalmente, no setor elétrico. Embora no início do processo de qualificação, a KNBS já pode transmitir a experiência de quem enfrenta um grande desafio: “é preciso manter uma organização sistêmica dentro da empresa, para acompanhar todas as etapas do processo de melhoria, ao mesmo tempo em que se desenvolvem os projetos, sem prejuízo para a pesquisa e desenvolvimento realizados”, conclui Fróes.

Para a Kaffa Software Consulting, o desafio é o mesmo: investir em qualidade sem descuidar dos projetos em desenvolvimento. A empresa foi fundada em 2003 por jovens participantes do programa NADE – Núcleo de Apoio de Desenvolvimento Empresarial da CIATEC – Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas. Em dois anos, a Kaffa triplicou o faturamento e aumentou em quatro vezes o número de colaboradores. “Nosso crescimento é planejado, sempre em busca da excelência nos produtos e serviços”, afirmou Jocimar Silva, Diretor Executivo da Kaffa. Especializada no desenvolvimento de aplicações utilizando a Plataforma Java, a Kaffa tem hoje uma equipe formada por 23 profissionais. Para o Diretor de Tecnologia, Gilmar de Souza Jr. um processo bem definido e amplamente institucionalizado garante previsibilidade de resultados. É isso que os clientes esperam de uma empresa de software”, assegurou.